Um Projeto de História Pública

Toda a macacada reunida!


Um projeto de podcast sobre história…

O projeto do Sobre História Podcast nasceu em abril de 2015, através da iniciativa de sete historiadores, dos quais seis faziam parte do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da UERJ e da UFRJ. Hoje o projeto conta com oito historiadores sendo seis mestres e dois mestrandos. Destes sete atuam como professores da Educação Básica da rede particular e das redes públicas de municípios e do Estado do Rio de Janeiro.

Entendemos que as mídias desempenham papel fundamental na construção do conhecimento histórico em uma sociedade onde a Internet e as mídias digitais em geral estão presentes na vida cotidiana de muitas pessoas. Neste contexto, o conhecimento histórico circula livremente, muitas vezes sem considerar os seus aspectos científicos e racionais. Há muita gente hoje produzindo história. O que pode ser bom, se considerarmos que isto tem um sentido de democratização do conhecimento. Mas também pode ser ruim, se pensarmos que muitas vezes estes agentes do conhecimento não respeitam os critérios mínimos de racionalidade que a História como ciência tem estabelecidos. Assim, o Sobre História surge como um espaço onde o historiador profissional pode participar publicamente do debate em torno de temas caros à atualidade e muitas vezes polêmicos. Pode ocupar estes espaços públicos justamente trazendo o que tem de melhor para oferecer: o arcabouço científico que muitas vezes é negligenciado em determinadas narrativas sobre o discurso histórico hoje.

Em outras palavras, é um projeto que se propõe a produzir conhecimento histórico sempre conectado com as questões do tempo presente sem deixar de lado o seu aspecto científico e que tenta colaborar para que todos possam (re)pensar a si e mesmo e o seu papel no mundo.

Screen Shot 04-23-16 at 08.14 PM


A mídia Podcast

A primeira questão que o projeto traz é sobre seu principal suporte midiático: o podcast. Formato relativamente novo, surge há pouco mais de 10 anos designando arquivos de áudio em formato digitalizado (geralmente MP3 ou AAC) distribuídos por tecnologia de feed de internet, que consiste em um serviço digital que avisa ao usuário assinante quando há um conteúdo novo disponibilizado por seus produtores, permitindo um acesso por demanda do usuário.Screen Shot 04-23-16 at 08.12 PM

Em geral, o formato privilegia programas de debates e discussões sobre variados temas e assuntos, não ficando, entretanto, restrito a esta forma. A comparação com um formato audiofônico tradicional como o do rádio é inevitável. Entretanto, enquanto o rádio prende o ouvinte em uma programação que possui horários pré-fixados, o podcast pode ser consumido sob demanda. Ou seja, é o ouvinte quem diz a hora em que ele consumirá o conteúdo, além de dizer de que forma e com que frequência. É um formato que se integra facilmente com outras mídias e que, justamente por ter como característica esta conectividade com outros formatos, atinge um público (predominantemente jovem) cada vez maior no país e no mundo. Além destes motivos, a simplicidade tecnológica e os baixos custos de produção, foram razões pelos quais o podcast foi o meio escolhido para o nosso projeto.




Voltar

Quem procura, acha…

Ouça o Podcast!

Assine o Blog