SH 17 – O PIBID resiste

13 de janeiro de 2018

Considerado o carro chefe da formação de professores no Brasil, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – o PIBID – vem correndo sérios riscos de extinção.

#PIBIDResiste

A propaganda do atual governo diz que a Residência Pedagógica vem para “modernizar” o PIBID, como se ele não funcionasse. Essa “modernização” sobre a qual ainda não temos detalhes, poderá significar o fim da melhor experiência de formação de professores já desenvolvida no Brasil.  Com inúmeros resultados positivos, o PIBID aponta para um modelo de formação de professores pautado na parceria entre universidade e a escola pública. Mais que um programa, o PIBID tem se revelado uma política coletiva de formação de professores, num trabalho que se expande para outras dimensões da escola, e que tem contribuído, ao longo desses anos, com a melhoria da qualidade do ensino.

Mais do que um ataque, o fim do PIBID representa uma faceta do desmonte das universidades públicas, que na contramão da precarização e da asfixia orçamentária que vem sofrendo dos governos, ainda são responsáveis por cerca de 90% da produção de ciência e tecnologia no país. O fato é que o governo vem promovendo um desmonte sistemático das políticas de educação pública, tanto com cortes nos orçamentos, como com a valorização de iniciativas que transferem o protagonismo dessas instituições para grandes grupos educacionais da iniciativa privada, como o Instituto Ayrton Senna e a Fundação Lemann, esta última atuando diretamente em políticas estratégicas do MEC como a Base Nacional Comum Curricular, a BNCC (o que revela expressamente uma parceria público-privada no setor).

Discutir essas questões que envolvem o futuro da universidade pública e da educação como um todo, sim, pois se estamos falando de formação de professores, falamos de toda a educação, em todos os âmbitos e níveis, é a proposta desse programa. Mergulha com a gente nessa e vem entender as muitas facetas por traz dessa proposta. O PIBID resiste. Nós também. E você?

=================

ESCUTE O PROGRAMA

Você pode escutar o programa pelo seu app de podcast preferido na busca ou adicionando nosso feed (logo abaixo),ou clicando no player abaixo.


Bibliografia (links citados)

Qual a diferença entre o PIBID e a nova Residência Pedagógica 


Ficha Técnica

SH 17 – O PIBID Resiste

Duração: 1h51m
Lançamento: 13 jan 2018 de 2017
Pauta: Fernanda Moura
Participantes: Daniel Carvalho, Fernanda Moura, Rafaela Albergaria, Vitor Martins, Lilian Mouriño, Kevin Dias
Edição: Rafa Oliveira (Banco de Cérebros)
Arte de capa: Daniel Carvalho


SOBRE HISTORIA PODCAST é um programa quinzenal de debates e discussões que como o nome diz tem a História como foco. Claro, sempre com uma pegada pro presente, pra atualidade, pra gente sempre refletir sobre o nosso tempo. Feito por historiadores, mas para o público geral, sem firula, sem fru fru, de forma simples e solta. Vai logo; escuta aí!
E claro, não deixe de interagir.


ACESSE O SITE: http://sobrehistoria.blog.br

E-mail: sobrehistoria.podcast@gmail.com

Acesse nossa fanpage no FACEBOOK pra ficar por dentro das novidades
http://facebook.com/sobrehistoria.podcast

Instagram: @sobrehistoria

FEED para seu app de podcasts:
http://feeds.feedburner.com/SobreHistoria

Daniel Carvalho on sabwordpressDaniel Carvalho on sabtwitterDaniel Carvalho on sabinstagramDaniel Carvalho on sabfacebook
Daniel Carvalho
Graduado em História pela UERJ e Mestre em Ensino de História pela UERJ-FFP. Fã de Francisco de Assis, papai (humano) da Chiquinha e do Lenin. Professor da Educação Básica pela Prefeitura de Macaé-RJ. Pesquisador pelo LEDDES-UERJ na área de Ensino de História e História Pública. Acha que é músico, mas na verdade é só de gêmeos.

Deixe um comentário




Voltar

Quem procura, acha…

Ouça o Podcast!

Assine o Blog

Pra ficar por dentro toda vez que sair texto novo