Conheça a Datapedia, uma base de dados públicos

5 de abril de 2017

No Brasil, o acesso a dados públicos garantido pela Lei da Transparência (lei nº 12.527/2011) nem sempre é tarefa fácil. Quase sempre o cidadão que busca fiscalizar o ente público em questão ou pesquisador que depende da base de dados para análise científica encontra a sua frente um grande labirinto muito fácil de se perder. A lei de 2011, que instituiu como obrigação pública a necessidade de publicação dos dados sobre as contas públicas de todas as prefeituras e todos os estados do país, além é claro da própria União, regulamenta o princípio constitucional da transparência da administração pública.

transparencia

Entretanto, uma das estratégias utilizadas por gestores públicos para driblar a demanda da lei é justamente dificultar o acesso a esses dados. Isso quando gestor os disponibiliza e os torna público. Mesmo com a publicação da lei, incrivelmente, ainda existem municípios que se recusam a tornar transparentes os dados sobre sua gestão. Quem tem a necessidade de acesso a esse tipo de base de dados sabe bem a tortura que é filtrar e conseguir a informação que se busca.

Outra dificuldade é a pulverização dos dados. Muitos deles estão esparsados em vários sites e projetos. Para o pesquisador que depende desta fonte esta é uma dificuldade adicional, porque torna extremamente mais trabalhoso o cruzamento de dados que estão em bases diferentes. Entender, por exemplo, a relação entre o gasto público de uma prefeitura com creches e o número de mães solo em um município, para propor saídas em políticas públicas pode ser um desafio maior, na medida em que uma base de dados é o confuso Portal da Transparência Municipal (de dado município) e o Censo de 2010 do IBGE (outro site que vale a visita…). Mas isto pode estar mudando…

datapedia

Um caminho para transparência pública

Algumas iniciativas de ONG’s, coletivos, órgãos públicos e até empresas tem colaborado para tornar este caminho um pouco menos tortuoso[1]No site não está clara a natureza do que é a Datapedia. Nos termos de uso utilizam o termo “empresa” e parece ser uma iniciativa com fins lucrativos, já que constam modelos e planos pagos para funcionalidades extras. Entramos em contato com a equipe do site e aguardamos este esclarecimento.. Hoje acaba de ser lançado de ser lançado o portal Datapedia, um projeto que promete (e entrega!) concentrar em um só lugar todos os dados públicos do país! A ideia é unificar os dados de diferentes bases, organizá-los de maneira legível ao público, traduzir o que esteja incompreensível e disseminar a informação para o maior número de pessoas possíveis. As possibilidades para o exercício cidadão do Datapedia são infinitas. E um prato cheio para pesquisadores de praticamente todas as áreas da ciência brasileira. Para o historiador e cientista das humanidades, isto é algo a ser debruçado!

Ao entrar no site, basta digitar o nome do município no campo de busca que se abre e a mágica acontece. Várias fichinhas coloridas, cada uma com um tema e um tipo de dado, surge na tela. Tem de tudo. E é fácil perder várias horas no site. A interface é bem intuitiva e simples de ser utilizada. E o projeto ainda conta com um glossário, pra facilitar a compreensão, ou como eles mesmos dizem, a tradução dos dados, tornando todo o processo mais acessível. Entra lá e boa pesquisa!

datapedia

SITE: http://www.datapedia.info/


PS: Chegamos a discutir este tema em um podcast que gravamos, o SH 10 – Instintos Primitivos, em que debatemos sobre a corrupção na história recente do país.

 


 

Daniel Carvalho on sabwordpressDaniel Carvalho on sabtwitterDaniel Carvalho on sabinstagramDaniel Carvalho on sabfacebook
Daniel Carvalho
Graduado em História pela UERJ e Mestre em Ensino de História pela UERJ-FFP. Fã de Francisco de Assis, papai (humano) da Chiquinha e do Lenin. Professor da Educação Básica pela Prefeitura de Macaé-RJ. Pesquisador pelo LEDDES-UERJ na área de Ensino de História e História Pública. Acha que é músico, mas na verdade é só de gêmeos.

Pra saber mais   [ + ]

1. No site não está clara a natureza do que é a Datapedia. Nos termos de uso utilizam o termo “empresa” e parece ser uma iniciativa com fins lucrativos, já que constam modelos e planos pagos para funcionalidades extras. Entramos em contato com a equipe do site e aguardamos este esclarecimento.

Deixe um comentário




Voltar

Quem procura, acha…

Ouça o Podcast!

Assine o Blog

Pra ficar por dentro toda vez que sair texto novo