Experiências em sala de aula: criando HQs

25 de julho de 2016

A ideia é antiga… Se não me falha a memória, foi formada durante um trabalho ainda nos tempos de Prática de Ensino. Tentei reproduzi-la algumas vezes, com algumas turmas, ao longo desses anos em sala de aula, mas sem obter um resultado significativo. Ou pelo menos eu assim achei na época. Sim, porque com o passar do tempo e a experiência acumulada, a gente também aprende que o “não sair como imaginávamos” não precisa, necessariamente, dizer que foi uma experiência mal-sucedida.

Capa_post_Claudia_HQ

Assim, resolvi pedir aos meus alunos dos primeiros e terceiros anos do Colégio Estadual Professor José de Souza Marques, localizado em Cordovil, para criarem HQs sobre o(s) tema(s) trabalhado(s) ao longo do Segundo Bimestre de 2016. Isso significa que os alunos do 1º ano deveriam abordar alguma coisa sobre Idade Média e os do 3º ano, poderiam escolher entre Período Entreguerras, Segunda Guerra Mundial e/ou Era Vargas. Separei alguns resultados que considerei muito bons e, devidamente autorizada pelos autores, vou compartilhar aqui com vocês, junto às minhas observações acerca do trabalho.

A primeira coisa que me chamou atenção, para além do talento artístico da galera, foi: 100% dos trabalhos do 3º ano FORAM sobre Segunda Guerra Mundial!!! É um tema que suscita o interesse da moçada. Existe essa coisa: temas interessantes e outros nem tanto. E olha que nem é uma coisa na qual eu seja especialista. Aliás, muito pelo contrário: não sei se ocorre com frequência, mas detesto falar dos temas que convergem pra pesquisas que eu já tenha desenvolvido. Sei lá: acho meio frustrante… Mas enfim, vamos aos trabalhos! Falo brevemente dos assuntos abordados, coloco fotos dos autores e obras e depois linko um pdf dos mesmos, ok?!

This slideshow requires JavaScript.

HQs no 1º ano do Ensino Médio

Aqui destaquei os trabalhos individuais do Jean Lucas, do Victor Kessler e do Alexandre dos Santos, todos da turma 1002. O Jean contou o drama de uma família diante do processo de ruralização atravessado pela Europa, com a fragmentação do Império Romano do Ocidente e as invasões germânicas. Victor abordou, sucintamente, a formação do feudalismo na Europa. O Alexandre falou da formação da sociedade estamental, típica da Idade Média Europeia.

HQs no 3º ano do Ensino Médio

Nestas turmas chamaram a atenção os trabalhos dos grupos: Thaianne Santos, Matheus Cardoso, Matheus Lima, Bruno Moura, Bernardo Moura e Gabriel Barbosa (3001), que fizeram uma releitura de uma HQ já disponível na rede. Já o grupo formado por Marina Barroso, Thamires Sommer, Larissa Martins, Emanuele Souza, Sarah Soares e Jenyffer Luíza (3002) transformou em HQ, os depoimentos de Bunia Finkiel e Max Schanzer (ambos sobreviventes do holocausto), que foram discutidos em sala de aula. José Carlos da Silva Filho, Maria Eduarda Gonçalves, Larissa Werneck, Mariana Batista e Nathan Marçal (3002) trouxeram uma visão sombria sobre o trauma das perseguições aos judeus. Na turma 3003, Rodrigo Lima, Ygor Bandeira, Igor Fernandes e Fernando Tavares (3003) levantaram a questão da obediência cega às determinações do “Führer” e o casal Jaqueline Sena e Pedro Félix (3003) realizaram um esboço cronológico da ascensão de Hitler ao poder.

Ainda havia mais trabalhos interessantes mas seus autores, talvez por timidez, não permitiram a divulgação dos mesmos… Para a galera que está aí, agradeço a disponibilidade e o empenho em fazer trabalhos tão bacanas, a partir da proposta lançada como uma das avaliações previstas no bimestre: vocês são feras!

Claudia Costa
Filha da UERJ: graduação, mestrado e, atualmente, levando um doutorado. Professora há 10 anos. Já transitei da Antiguidade, passando pelo futebol e chegando à história local, século XX. A Antiguidade e o futebol continuam como paixões de horas vagas. Leciono história na Educação Básica há 10 anos... Acho que é isso...

Comentários

7 Comentários para “Experiências em sala de aula: criando HQs”
  1. Amei a ideia de divulgar as HQs dos alunos e principalmente orgulhosa de ver a minha aí também hahah valeu professora ^0^

  2. Bruna Gabriela disse:

    Caramba, adorei!!

  3. Thaianne Santos disse:

    Olha o do meu grupo aí! Obrigada professora!

Deixe um comentário




Voltar

Quem procura, acha…

Ouça o Podcast!

Assine o Blog

Pra ficar por dentro toda vez que sair texto novo